http://passeiociclisticoecologicodemosqueiro.blogspot.com.br/
Face: JCSOliveiraCarlos
Fone/Zap: 980876981
Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.
Infelizmente, falta conscientização ao nosso povo...daqueles que se julgam autores de trabalhos de outros.

sábado, 26 de maio de 2018

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA URGÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS



CONTRADIÇÃO
Câmara dos Deputados aprova urgência para criação de novos municípios
A aprovação desse projeto de lei pode contribuir para a criação de 200 novos municípios em todo o País, enquanto há uma crise financeira nas administrações municipais
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 20/05/2018, às 07h01

A votação do projeto é o destaque na votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir da próxima terça-feira
Foto: ABr

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o caráter de urgência do Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, que estabelece regras para a criação de novos municípios. Segundo os políticos que defendem o projeto, a aprovação pode contribuir para a implantação de 200 novas cidades em todo o País. Mas atualmente os municípios já existentes passam por uma crise profunda. A maioria deles vive de repasses de tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alimenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido pelos Estados. Com o desaquecimento da economia, ocorreram quedas na arrecadação de ambos.
A aprovação do caráter de urgência ocorreu com o voto favorável de 337 parlamentares, o não de 36 de deputados, contando com duas abstenções. Dos 23 parlamentares pernambucanos que estavam na votação, somente dois votaram contra: Betinho Gomes (PSDB) e Daniel Coelho (PPS). “É um absurdo. É imoral num momento de uma crise tão profunda. Esse projeto é de interesse de lideranças políticas locais que buscam vender ilusão à população”, diz o deputado federal Betinho Gomes, referindo-se tanto à urgência do projeto como ao seu mérito (o assunto principal).
Para o deputado federal Daniel Coelho, “é injustificável um debate sobre a criação dos novos municípios em regime de urgência, pois isso não permite a discussão do assunto nas comissões da Câmara nem a modificação do texto”. 
A votação do projeto é o destaque na votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir da próxima terça-feira. “Há chances dele ser aprovado, porque há uma mobilização em todas as bancadas a favor”, conta Betinho. No plano nacional, o voto contrário à urgência só ocorreu, por unanimidade, pelos políticos dos partidos Rede e PSOL, que têm, respectivamente, apenas dois e seis parlamentares. O projeto vai precisar de 257 votos para ser aprovado.

Mesmo sendo contra o mérito do projeto, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) votou a favor da urgência. “Houve um entendimento no PSB para desobstruir a pauta e votar o projeto do pré-sal. Na regra geral, não dá para criar novas estruturas do poder que serão bancadas pela máquina pública, dividindo os recursos existentes”, conta, acrescentando que vai votar contra o projeto.
Também votou a favor da urgência o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), que não definiu como vai votar no mérito. “A nossa intenção é analisar as condições da criação desses municípios. Há casos em que há necessidade, mas não há um ambiente para o aumento da despesa pública”, resume Jorge.
publicidade



Caso o projeto seja aprovado, os 200 novos municípios terão 200 prefeituras com câmaras de vereadores – que juntas somarão mais de 2 mil parlamentares –, dez secretários para cada prefeitura e muitos cargos comissionados. Câmaras dos municípios menores têm no mínimo nove vereadores.
POBREZA
“Esse projeto é infame. Vai na contramão do Estado brasileiro de controlar os gastos. 95% dos municípios do Brasil dependem de transferências da União, do Estado. Os municípios não têm base econômica capaz de gerar receita para bancar as próprias contas. Isso é uma maneira de redistribuir a pobreza”, argumenta o sócio-diretor da Consultoria Ceplan, Jorge Jatobá, ex-secretário estadual da Fazenda no governo Jarbas Vasconcelos (MDB).
Jatobá argumenta que a criação de novos municípios atende a interesse de políticos que têm currais eleitorais. “Espero que prevaleça o bom senso no Congresso. De 1988 pra cá, foram criados muitos municípios, e o País não ganhou nada com isso”, comenta.
O economista acredita também que a criação de novos municípios sem critério pode multiplicar as possibilidades de corrupção no País. “Estaremos voltando muitos passos atrás. Não é o momento adequado para um aumento grande das despesas dos municípios”, conclui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário