A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Mosqueiro, tem destaque na realização desse trabalho, que, antes sem valor, a partir da campanha de divulgação da 1ª Gincana Ecológica da Coleta Seletiva de Mosqueiro, em realização, no período de 01/01/13 a 08/06/2013, incluindo diversas etapas, realizadas uma cada mês, já desponta como o primeiro passo nesse sentido e que está sendo fortalecido pela adesão de equipes, das escolas e das comunidades do distrito de mosqueiro.
Uma quantidade considerável de garrafas PETS, latinhas, livros e revistas estão sendo recebidas, numa demonstração de conscientização e participação da comunidade mosqueirense e seus visitantes, fortalecendo a campanha de coleta seletiva, fortalecendo nossa proposta de:
O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.